Dominio: escolabiblicaonline.net
Chave: 0e2b778fe7b08b4f039d68e64846fdfe918df7bb
Hora do cache: 1501043421
Vida do cache: 1501086621
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: c8c2cbe6dbc85fc36375da1d48e4e880bd51276d
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top
Baixe Grátis Nosso Brinde desta semana!

Esta semana estamos oferecendo totalmente de graça o E-book 250 Perguntas e Respostas na Bíblia - Especial para Gincanas.

São 250 perguntas e pegadinhas ótimas para ensinar de forma divertida na EBD.

Seria a Bíblia uma Grande Ilusão de Ótica literária.

Compartilhe a Verdade que Liberta!

Gostaria de iniciar este artigo lhe perguntando, a você amigo que é crente, cristão, católico apostólico romano, ou mesmo a você que foi criado acreditando na bíblia, ou sabendo da existência de um livro que que afirma ser a Palavra de Deus. E até mesmo a você que não acredita em nada. Gostaria de pergunta a você: A bíblia é um ilusão de ótica? É isso mesmo que eu lhe perguntei: A Bíblia é uma grande ilusão de ótica?

A bíblia é uma grande ilusão de ótica literária

E já te respondo:

SIM a bíblia é uma GRANDE ilusão de ótica.

O que? Ilusão de ótica? Jamais! Pecado! Hipocrisia! Blasfêmia! Sei, você está pensando isso. Não é? Você deve estar pensado que estou louco ou afastado de Deus, mas não, eu só quero te dizer a verdade, e a verdade as vezes é um pouco incoerente. Ou como alguns dizem: “a verdade dói!” e as vezes o que acreditamos ser a verdade, não passa de uma ilusão.

Continuando…

Eu fiz esta mesma pergunta para minha esposa e ela me disse: “Você está me dizendo que a bíblia é uma ilusão, que ela não é real, não é verdadeira? Você está louco sid( ela me chama de sid) A bíblia ela é real, ela é verdadeira, é a Palavra de Deus….” E assim foi ela fazendo diversas alusões, sustentando sua afirmação.

Bom, ela não gostou de me ouvir afirmar que a bíblia é uma grande ilusão de ótica, e que tudo que sabemos hoje sobre o Criador e seus planos, são na verdade um grande ilusão criada por nos mesmos.

Sei…Acredito… Você deve estar pensando que eu desviei e estou criando uma nova igreja, uma que não acredita na bíblia e que criei a minha própria bíblia. – Não, apesar de ter muita gente fazendo isso, eu não estou fazendo.

Na verdade você deve estar me achando um louco. Mas tudo bem, me dê uma oportunidade e depois de ler meu artigo, quero que responda para você mesmo se estou correto ou não. E se quiser, pode me responder, com um comentário no final do artigo, estou aberto ao dialogo, fale que eu respondo, ok.

Continuando…

O que seria uma ilusão de ótica?

Segundo a wikipedia: O termo Ilusão de ótica aplica-se a todas ilusões que “enganam” o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente ou fazendo-nos vê-la de um outro modo. Algumas são de caráter fisiológico, outras de caráter cognitivo.

As ilusões de óptica podem surgir naturalmente ou serem criadas por astúcias visuais específicas que demonstram certas hipóteses sobre o funcionamento do sistema visual humano.

A bíblia é uma grande ilusão de ótica literária

Esta é uma ilusão, pois não existe pontos pretos, todos são brancos, mas seu celebro teima em ver os pontos pretos. 

Bom. E dai. Quais seriam os pontos que você realmente ver na bíblia?

Seria a Bíblia uma Grande Ilusão de Ótica!

Bem deixei–me te explicar devagar. Vamos por partes, quando lemos a bíblia, por mais que tenhamos uma ideia do que tenha ocorrido, ou tentemos entender o que Deus está nos falamos, como podemos ter certeza de que isso está correto? Você deve estar pensando: “Deus fala ao meu coração e eu sinto que tudo que está escrito na bíblia é Deus falando comigo.” Sim você está correto. Mas me responda. Deus se quisesse poderia usar uma ilusão de ótica para falar com você, não poderia? Claro que poderia. Ele usou uma jumenta para falar com Balaão. Não usou? não estou correto? Sim estou correto. Leia Números 22 e veja.

Sim é verdade. Mas está escrito e o que está escrito, não pode ser mudado! Você me diria. Sim o que está escrito não pode ser mudado. É verdade. Mas me diga, quando João viu a cidade santa de ouro puro. Me responda, qual o nome do laboratório que fez o exame comparativo e afirmou que a Cidade Santa é de ouro puro e não de um metal parecido com ouro. Veja: “E a construção do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro.” Apocalipse 21:18 – Na versão Almeida Corrigida e Fiel.

Bom, não preciso nem falar que se a versão é “corrigida” é por que já deve ter tido algum “erro” por isso precisou ser “corrigida”. Mas não vamos falar sobre isso agora. Vamos ver o mesmo versículo em outra versão.

“O muro era construído de jaspe, e a cidade era de ouro semelhante a vidro puro.” Apocalipse 21:18 – Versão católica.

Você deve ter notado uma pequena diferença. Uma diz que era de ouro puro semelhante ao vidro puro. Na outra diz que era de ouro semelhante a vidro puro. Ou seja numa era de ouro semelhante a vidro, na outra afirma que era de ouro puro.

Afinal era ouro puro ou não? Ilusão ou não?

Sei você já deve estar pensando que minha afirmação é uma heresia, ou que a versão certa é a Almeida corrigida e fiel, ou se você for católico deve estar pensando que a versão correta é a católica. Ou seja que a cidade realmente é de ouro puro muito semelhante ao vidro. Mas deixe-me lhe perguntar. O Ouro é parecido com o vidro? Bem eu coloquei no google o termo ouro como vidro e me veio isso: um monte de imagens de ouro, combinado com vidro, mas nada de ouro que se parecia com vidro, ou vidro que se parecia com ouro. Mas me veio algumas imagens de pastilhas de vidro pintadas com tinta ouro que me levou a pensar, e se João tivesse visto tijolos de vidro pintados de ouro por trás. Imagine um pedaço de vidro grosso, espesso e transparente, que você pega e aplica somente de um lado uma demão de tinta splay na cor ouro. Bom, depois de seco você pode ter em sua mão exatamente a imagem que João viu da Cidade Santa. “e a cidade era de ouro semelhante a vidro puro.” Apocalipse 21:18 – Versão católica. Ou “e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro.” Apocalipse 21:18

E o que isso tem a ver com ilusão de ótica. Pois bem, o que João viu e foi algum muito surpreendente, e o que João fez foi escrever o que viu de acordo com os seus conhecimentos. Pois em momento algum existe qualquer relato afirmando que João pegou uma lasquinha e trouxe consigo para analisar e afirmar que o que ele estava vendo era realmente ouro verdadeiro ou outro tipo de metal que tinha toda a aparência de ouro.

O que eu estou trazendo para luz do seu pensamento é que a bíblia foi toda escrita de acordo com a visão daquelas pessoas que estavam recebendo de Deus toda a instrução para escrevê-la. Por isso foi que Deus usou a homens para escrever a bíblia, era necessário trazer para a realidade humano, o que a principio era somente de conhecimento do Criador. E hoje seguimos a visão destes homens e interpretamos a bíblia, baseado no que estes homens escreveram. Pois a bíblia é o único livro que se auto explica, se auto interpreta e se auto corrige. Ou seja, vemos a bíblia de acordo como ela nos é ensinada e a interpretamos muito das vezes baseado em nossa própria forma de ver a bíblia. Imagine uma pessoa que não sabe o que é ouro, ou mesmo que nunca tenha ouvido falar de um metal amarelo dourado de grande valor. Esta pessoa, tivesse visto a cidade santa, jamais iria dizer que era feita de “ouro puro” pois ela teria outra referencia para explicar o que viu. Ou seja, a bíblia ela nada mais é do que a visão dos homens em relação os designs de Deus. Ou seja é a nossa interpretação do que acreditamos ser os pensamentos e planos de Deus ara nossa vida.

Você sabe quais são os pensamentos de Deus?

Pare um momento e pense, por que o Criado iria ordenar ao profeta Isaías que anda-se por 03 anos nu, totalmente pelado pela cidade falando as pessoas. Veja em Isaías 20:1-6 “No ano em que Sargom, rei da Assíria, enviou o comandante supremo do seu exército contra Asdode, cidade da Filisteia, e a tomou, o Senhor disse a Isaías, o filho de Amós, que se despisse, que tirasse os sapatos e andasse assim nu e descalço. Isaías fez como lhe foi mandado. Bom, temos uma dúzias de explicações teológicas, baseadas em vários versículos bíblicos, mas em nenhum deste versículos, fora o versículo seguinte ao citado acima, “Então o Senhor disse: O meu servo Isaías, que tem andado despido e descalço estes últimos três anos, é uma imagem das terríveis calamidades que vou enviar ao Egito e à Etiópia.” existe uma afirmação categórica de qual realmente era os planos de Deus para Isaías. Ou seja Deus manda ele sair nu pela cidade, e ficar assim por 03 anos para servir de exemplo do que estava por vir, mas Deus não poderia ter feito de outra forma, sim. Ele não poderia ter aberto os céus e mostrado tudo que estava por vir, sim. Ele não poderia ter arrebatado a todos e mostrado o futuro para todas aquelas pessoa, sim claro que sim, afinal Ele é Deus e pode toda as coisas.

A bíblia é uma grande ilusão de ótica literária

O que você vê? Um tapete voador? Seria real? Ou uma ilusão de ótica natural.

O Criador do universo é o Senhor de tudo!

Ele é o Senhor do Tempo, então ela poderia sim ter feito de inúmeras formas diferentes com que as pessoas acreditassem no que Ele estava querendo falar as pessoas. Sim Ele poderia, mas por que Ele preferiu colocar Isaías naquela situação, totalmente NU, profetizando pela cidade a fora. Por que Deus age desta forma? Qual a explicação?

Na verdade, em pouquíssimas passagens o Criador dá explicações para seus atos, e nestas poucas passagens, as explicações muita das vezes nos fogem ao entendimento humano e ficam sem uma explicação real. Mas na maioria das vezes somos obrigado a entender que Ele o Criador, só queria transmitir sua vontade da forma como nós seres humanos poderíamos entender. Na passagem de Isaías, Deus poderia trazer de inúmeras formas aquela mensagem ao conhecimento humano, mas nenhuma delas seria tão humana como a de um homem correndo nu pela cidade profetizando.

A bíblia é uma grande ilusão de ótica literária

O que você vê? Uma caveira ou duas mulheres? Ou seria uma única mulher no espelho?

Nós seres humanos buscamos muita das vezes interpretar a bíblia e a vê-la como vemos o que esta ao nosso redor. Quem nunca ao ler sobre Jesus ou ouviu alguém falar sobre Jesus, não viu em seu pensamento a imagem de um homem de cabelos longos, pele lisa, olhos azuis, lindo como nos quadros. Ou quem sabe, não pensou naquele homem de semblante caído, todo ferido, pregado em uma cruz. Sim, é claro que todos nós, já fizemos um dia este tipo de associação de Jesus Cristo em nossas mentes. Pois é assim que somos. Fazemos estes tipos de associações o tempo todo. E também fazemos isso com a bíblia.

Fazemos associações em nossos pensamentos e muita da vezes achamos que somos os donos da verdade. Se somos adventistas, acreditamos no sábado e por causa disso, achamos que somente nós que guardamos o sábado vamos para o céu? (não que os adventistas pensem assim, isto é só um exemplo, amo e respeito os adventistas pois são meus irmão em Cristo). Mas, muita das vezes, somos assim, achamos que somos donos da verdade só por que decoramos a bíblia e aprendemos de nossos lideres, pastores e teólogos a forma “correta” de interpreta-la. Mas qual é a forma correta, se até a “forma correta” não passa de nossa própria forma de interpretar segundo nossa forma de ver.

A grande verdade é que a Palavra de Deus, apesar de ter várias formas de ser lida (corrigida, fiel, NVI ou mesmo católica) ela por mais que seja mudada, ela sempre será a Palavra de Deus e o Criador já sabia que nós a interpretaríamos, ou seja, que nós a olharíamos de acordo com nossa própria forma de vermos as coisas. O Criador sabia que nós a olharíamos pela nossa ótica. E que por mais que tentássemos compreende-la por inteiro jamais a veríamos por inteiro pois o próprio criador disse:

“Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o Senhor. Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos. Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come, assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei.” Isaías 55:8-11

Amados, por mais que a bíblia seja uma grande ilusão de ótica a nossa grosso modo de ver, ela jamais deixa de ser a Palavra de Deus. Pois a olhamos, e a interpretamos como homens, que somos e como o Senhor mesmo afirmou: Assim como os céus são mais altos que a terra, e os pensamentos Dele são muito mais elevados que os nossos. E que por mais que nos esforcemos jamais conseguiremos compreender qual era o seu pensamento quando nos deu Sua Palavra ou qual seja o seu pensamento hoje a nosso respeito. Ele mesmo afirma que ela, a sua Palavra, a Bíblia Sagrada jamais voltará vazia, mas fará o que deseja o Senhor, o seu criador. Ou seja, mesmo que a interpretamos errado ou não, ou mesmo que jamais consigamos dados reais, ou versões realmente fieis, mesmo que todas as nossas interpretações não passem de erros humanos corrigidos e recorrigidos, com o passar dos tempos . O Pai nos afirma que sua Palavra atingirá o propósito para a qual foi enviada. Independentes do que façamos, ou deixemos de fazer. Ela, a Palavra do Criador, não depende de mim ou de você, Ela é a Palavra do Senhor. Mesmo nós, falhos homens que somos, que a vemos com nossos olhos e a interpretamos, e por que não dizer a escrevemos (como os escritores a escreveram) baseados em seus conhecimentos, baseados naquilo que eles viam. Ela não voltara para o Criador sem realizar seu propósito. E temos de ser gratos ao Senhor por isso. Pois Ele, já sabia que, nós seres humanos, jamais saberíamos realmente afirmar pelo nosso próprio conhecimento, qual o verdadeiro metal que Ele usou para criar a Cidade Santa, se é que Ele usou um metal. Ou mesmo qual são os detalhes de seu plano para nossa salvação. Mas isso não importa. Ilusão de ótica ou não a Palavra de Deus não voltará vazia, ela vai cumprir na minha e na sua vida tudo o que o Senhor determinou. Amem?

E para terminar, um texto bíblico que esclarece bem este assunto:

“Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.”

1 Coríntios 13:12-13

Pegue seu brinde aqui

Paulo apesar de, no dia que escreveu esta passagem, talvez não soube-se exatamente o que aconteceria com seus escritos. Ele sabia exatamente o que estava escrevendo. E como diz um pastor amigo meu. “Paulo sabia das coisas.” 🙂

Um grande abraço e a Paz do Senhor para todos.

A bíblia é uma grande ilusão de ótica literária

Sobre o autor | Website

Professor da EBD - Ministro na Igreja Evangélica Ministério Vida de Minas Gerais. Teólogo, Mestre em Teologia Sistemática Aplicada, Blogueiro Cristão a vários anos, já escreveu mais 1000 artigos para diversos blogs e sites. Artista Plástico, Designer e Escritor. Criador do Curso digital: TSA- Teologia Sistemática Aplicada.

Gostou do artigo?

Escreva-se na minha lista de amigos e ganhe um E-book. Agora!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: