Dominio: escolabiblicaonline.net
Chave: 0e2b778fe7b08b4f039d68e64846fdfe918df7bb
Hora do cache: 1503089953
Vida do cache: 1503133153
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: c8c2cbe6dbc85fc36375da1d48e4e880bd51276d
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top
Baixe Grátis Nosso Brinde desta semana!

Esta semana estamos oferecendo totalmente de graça o E-book 250 Perguntas e Respostas na Bíblia - Especial para Gincanas.

São 250 perguntas e pegadinhas ótimas para ensinar de forma divertida na EBD.

Por que Deus permite o seu sofrimento?

Por que Deus permite o sofrimento humano inclusive daqueles que se entregaram a ele? Essa é uma questão que muitos usam para tentar abalar a nossa fé. mas neste artigo esclarecemos essas e outras dúvidas.

Compartilhe a Verdade que Liberta!

Por que Deus permite o nosso sofrimento?

Por que Deus permite o sofrimento humano inclusive daqueles que se entregaram a ele?
Por que os cristãos fiéis a lei de Deus e aos seu mandamentos passam por situações de sofrimento?

Essa é uma questão que muitos usam para tentar abalar a nossa fé. Tentam nos enfraquece, tentam colocar nossa fé em dúvida. E como sabemos a duvida não procede de Deus. O cristão te ser “sim, sim e não , não “ ou cremos ou não cremos. Mas a grande verdade é que somos atacados todos os dias com diversas afirmações que tem um único objetivo: enfraquecer nossa fé.

Essas afirmações podem vir em frases de questionamento:

“Por que coisas ruins acontecem com pessoas boas?”

“Porque Deus permite o sofrimento daqueles que ele afirma amar?”

Para se responder a essa questão de forma satisfatória temos que nos basear exclusivamente na bíblia e visitar o conceito cristão sobre a queda do homem.

O sofrimento tem sim razões e sentidos, o acaso não existe na vida do cristão, tudo que acontece em nossa vida tem um “porque” e um “para que”.

Apesar de apresentarem-se de várias formas, podemos objetivamente sintetizar em três: o pecado, o amadurecimento espiritual e a manifestação da glória de Deus.



1# – PECADO:suffering-300x159-cc3b3pia_escolabiblicaonline_net

Pecar significa errar o alvo. Quando pecamos nos afastamos da presença e da intimidade com Deus. Isso por si só já seria motivo mais que suficiente para sofrermos. No entanto, o homem em seu desespero começa a buscar maneiras de compensar esse distanciamento de Deus e aplacar o vazio deixado dentro dele durante esse processo. Em vez de buscar o caminho da reconciliação com o Pai, seja por vergonha ou orgulho, o homem tenta alternativas. Como diz a Bíblia “abismo chama abismo”. O homem então vai buscar refugio nas drogas, no sexo, no intelectualismo, no trabalho, na escola, nas paixões, nas aventuras, caminhos que a principio lhe proporciona prazer, mas um prazer temporário, que logo acabam e o deixa mais decepcionado do que no inicio de sua busca. O home busca  em tantos outros caminhos que só o colocarão, a cada dia mais distante de Deus. É claro que em um determinado momento essa pessoa perceberá que se perdeu e o seu sofrimento haverá de se tornar ainda maior e mais torturante. E este é um dos motivos que leva as pessoas a tirarem as suas próprias vidas.

O pecado é assim, como um câncer que começa em um órgão e se não tratado a tempo vai se alastrando por todos os demais até se tornar uma doença terminal e levar consigo seu portador. Todos nasceram pecadores por causa da queda, isso é um fato. Então enquanto não temos o nosso encontro com Deus esse sofrimento fica aí, inerente. Muitas vezes com o tempo ele vai se transformando em depressão e até em doenças de origem emocional, doenças de origem emocional mas com efeitos físicos na vida da pessoa. A pessoa chora sem razão, perde a vontade de viver e se isola. E começa a caminhar a passos largos em direção da morte, tanto espiritual como física.

Portanto, quando a origem do sofrimento é o pecado, a única saída é a confissão do pecado, seu arrependimento e a mudança de atitude, isto é, não praticá-lo mais. Só a verdade que é Jesus nos liberta desse tipo de sofrimento de forma eficaz e definitiva. E aqui se encaixa a questão do “porque”. “Por que eu estou passando por esta situação?” “Será que é porque eu estou vivendo fora dos padrões de Deus”, “Será que é porque eu estou vivendo em pecado?”

“Irei e voltarei ao meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles angustiados, de madrugada me buscarão.”

(Oseias5.15)

 

2# – AMADURECIMENTO ESPIRITUAL:

nc3a3o-temas_escolabiblicaonline_net 

Deus certamente não se alegra com alguém que possui um grande potencial para servir o reino, mas não avança, não investe, fica ocioso em uma zona de conforto. Isso fica muito claro, por exemplo, na parábola dos talentos. Ao contrário do que alguns pregam, a parábola fala acerca de investirmos naquilo que Deus tem nos dado e não é uma apologia ao pragmatismo (corrente de ideias que prega que a validade de uma doutrina é determinada pelo seu bom êxito prático). Deus se alegra com aqueles que investem em seus dons com excelência e alegria. A seara é muito grande e cada vez se faz mais necessárias pessoas versáteis, corajosas e bem dispostas. Capazes de fazer várias coisas diferentes com eficiência e celeridade. Certamente Ele fica triste ao ver alguém que não se preocupa com esses aspectos em sua prática ministerial. Ele então começa uma jornada para nos convencer

a buscarmos o crescimento espiritual. Nos mostra, nos fala, traz revelações, sonhos, pregações, sinais, não há limites para as formas com a qual Deus nos comunica a sua soberana vontade. Às vezes sussurra, às vezes grita, mas sempre está nos falando algo.

O homem por sua vez ou finge que não ouviu, ou está tão desligado do mundo sobrenatural que não identifica essa voz ou anda tão ansioso que ouve várias vozes (do pecado, do diabo, do mundo, dele mesmo, das pessoas a sua volta…) e não consegue distinguir a de Deus no meio delas.

Após esgotar todos os recursos chamados pacíficos Deus então vai para o que chamamos de “o caminho da dor”. Começa a criar situações desafiadoras para seus filhos, a fim de mostrar-lhes que podem mais. A pessoa que não entende isso rapidamente vai sofrer bastante. A crise revela o nosso caráter. Nunca saímos dela da mesma forma. Por isso, temos que usar a adversidade como uma oportunidade para crescermos, descobrirmos nossos limites e desenvolvermos novas habilidades e dons.

O único caminho para sair desse tipo de sofrimento é identificar o seu propósito (o de Deus). A

partir disso, investir para que o propósito se cumpra e aí certamente a tempestade passará e virá a bonança. Quanto mais rápido você fizer isso, mais curto será o caminho no deserto. E aqui entra a questão “para que”. “Para que eu estou passando por este sofrimento? Qual o motivo? Será que é para o mês crescimento? Será que é para que eu mude?”

“Então disse Jesus aos seus discípulos: “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos.
Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara”.

(Mateus 9:37,38)



3# – MANIFESTAÇÃO DA GLÓRIA DE DEUS:

no_mundo_tereis_aflições_mas_tende_bom_animo_eu_venci_o_mundo 

Deus em certos momentos permite certas situações para que o povo veja a sua glória. Assim

ocorrem os milagres, fatos extraordinários que em condições normais seriam impossíveis de ocorrer. A partir de eventos dessa natureza a fé de um povo se fortalece e se renova espiritualmente. São em ocasiões como essas também que situações inviáveis se viabilizam e portas outrora fechadas se abrem. Nesse tipo de circunstância sua fé é levada a prova, busque se aprovar, tão somente creia. Finalmente, procure descobrir a razão do sofrimento e tome a atitude apropriada para cada caso.

Sempre há uma razão, o que falta é o discernimento e a pró-atividade. Não se submeta ao sofrimento, encare-o da forma correta e vença-o. Lembre-se do que Jesus afirmou: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
(João 16:33)

Não se entregue, continue crendo, pois como Jesus afirmou, neste mundo teríamos aflições, mas temos de ter bom animo, pois ele venceu por cada um de nós, e cabe a nós tomarmos posse dessa vitória. O seu sofrimento não é para morte, é para a glorificação do nome de Deus.

“E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.” (João 11. 4)

 

Esta gostando do artigo?

Escreva-se na minha lista de amigos e ganhe um E-book. Agora!

Aplicações praticas para a vida cristã.

  • Busque em Deus estratégias para vencer os problemas e as situações que nos levam ao sofrimento;
  • Não foque o problema, busque a solução; não se deixe abalar pelo tamanho do gigante, nosso Deus é maior que qualquer problema.
  • Não olhe as circunstâncias, elas nada têm a dizer, se inspire em pessoas que superaram situações como a que você está vivendo; você não é o primeiro a passar por situações assim, e nem será o ultimo, mas pode ser aquele que passa com êxito e pode ensinar aos outros a passarem também.
  • Se envolva com pessoas que têm objetivos e propósitos. Pessoas sem objetivos são comparadas a oficinas vazias, e nós sabemos o que acontece quando volta e encontra a casa vazia. Então não fique de mente vazia, busque no Senhor os seus propósitos para a sua vida, preencha sua mente com eles e siga em frente, sem olhar para as lutas ou para trás.

“Jesus respondeu: “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus”.”
Lucas 9:62

Amados, espero que este texto tenha sido do gosto dos amados irmãos, e tenha cumprido o proposito a que foi escrito e desejo aos amados irmãos que continuem firmes, confiantes no Senhor, pois Ele tem cuidado de nós.



Fique na paz do Senhor e até o próximo artigo.

Ops! Antes de terminar gostaria de deixar um dica importante para você. Todos nos sabemos o quanto é importante termos o conhecimento da Palavra de Deus, mas a grande verdade é que somente frequentando os cultos de domingo e a escola bíblica não teremos o aprofundamento necessário para este crescimento. Por isso eu quero te indicar o curso a distancia de Bacharel em Teologia, eu fiz e posso indicar. É um curso de qualidade insuperável e tão boa que mesmo depois de anos que eu fiz o curso continuo sempre que possível, voltando a ler suas apostilas. Agora imagine você tendo este conhecimento e podendo levar -lo para sua igreja. Imagine você pregando no púlpito de sua igreja, levando a verdade que liberta de forma esplendida?

Não fique somente imaginando, venha fazer parte do batalhão de elite do exercito de Deus. Venha fazer teologia.

Sobre o autor | Website

Professor da EBD - Ministro na Igreja Evangélica Ministério Vida de Minas Gerais. Teólogo, Mestre em Teologia Sistemática Aplicada, Blogueiro Cristão a vários anos, já escreveu mais 1000 artigos para diversos blogs e sites. Artista Plástico, Designer e Escritor. Criador do Curso digital: TSA- Teologia Sistemática Aplicada.

Gostou do artigo?

Escreva-se na minha lista de amigos e ganhe um E-book. Agora!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: