Dominio: escolabiblicaonline.net
Chave: 0e2b778fe7b08b4f039d68e64846fdfe918df7bb
Hora do cache: 1508443111
Vida do cache: 1508486311
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: c8c2cbe6dbc85fc36375da1d48e4e880bd51276d
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top
Baixe Grátis Nosso Brinde desta semana!

Esta semana estamos oferecendo totalmente de graça o E-book 250 Perguntas e Respostas na Bíblia - Especial para Gincanas.

São 250 perguntas e pegadinhas ótimas para ensinar de forma divertida na EBD.

Os 5 pecados mais comuns…

Existem 05 pecados mais comuns que todas as pessoas que tentam ler e compreender a bíblia cometem. Você sabe quais são ?

Compartilhe a Verdade que Liberta!

 …cometidos por pessoas que não conseguem ler e entender a Bíblia.

Durante meus anos como professor de escola bíblica tenho encontrado dezenas de pessoas que desejam muito ler a bíblia e compreendê-la, mas que não conseguem. Pessoas que tem um amor imenso pela Palavra de Deus, que tem o desejo de aprender, mas que sofrem, anos após ano, com as decepções de não conseguir ler e muito menos entender as escrituras sagradas.

Conversando com estas pessoas acabei por descobrir, que este fato é algum muito comum no meio evangélico. Analisando suas dificuldades acabei por descobrir alguns fatores que impedem as pessoas, até bem intencionadas, de lerem e entenderem as escrituras de forma pratica e eficiente a Bíblia Sagrada.

Eu classifiquei estes fatores como pecados; pois como sabemos, do original, “pecar” é “errar o alvo”.

alvo

De repente você é uma destas pessoas, que desejam ardentemente ler e compreender de forma correta a Palavra de Deus, mas assim como estas pessoas, você tem cometidos alguns “pecados” que o tem levado a errar o alvo.

Neste artigo, gostaria de compartilhar com vocês estes erros tão comuns no meio cristão. Mas também mostrar a solução. E caso você seja uma destas pessoas, que esteja tendo dificuldades em ler e entender a Palavra de Deus, leia este artigo até o final e você, com certeza, se tornará rapidamente, não só um leitor fiel, mas também um grande conhecedor da Palavra de Deus.

Veja os pecados mas comuns que te atrapalham a ler e entender a Bíblia?

Pecado comum numero 01 –  Determinar um limite de Tempo.

Nos como seres humanos temos o habito de determinar o tempo para tudo. Gostamos de fazer as coisas dentro de um tempo determinado, por exemplo, se estamos tendo uma aula de química e está programado para terminar as 12 horas, mesmo que a aula esteja ótima, queremos que ele termine no horário, pois já agendamos dezenas de outras coisas para fazer após as 12 horas.

ebd-escolabiblicaonline_net_procupada

E acabamos levando este habito para a leitura da Bíblia. Queremos ler a bíblia como lemos a outros livros. Queremos determinar um tempo especifico para ler e compreende-la. Mas a bíblia não é um livro comum.

Com Deus e a sua Palavra as coisas são diferentes.

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”
Eclesiastes 3:1

O grande pecado destas pessoas não está em separar um tempo para ler a bíblia, mas está em acreditar que Deus vai falar tudo que ela precisa ouvir dentro dos 30 minutos que ela separou para ler a bíblia.

Muitas pessoas querem ler a Bíblia e entendê-la de um dia para o outro. E a grande verdade é que isso é impossível, pois uma das coisas que nosso Senhor deseja é a sua companhia, e para isso Ele em sua grande sabedoria, vai nos revelando sua Palavra pouco a pouco, gradativamente, nos fazendo mais que alunos, mas criando intimidade de pai para filho.

Quando você separa um tempo de 30 minutos ou uma hora, por exemplo, e neste tempo você se dedicar a ler uma certa quantidade de capítulos e espera que no final deste período você tenha compreendido tudo que estava escrito ali. Garanto para você que você poderá até ler, mas não entenderá, e não guardará aquele trecho em sua memória.

Claro que existem muitas e muitas passagens que nos trazem, a nosso ver, um entendimento instantâneo após uma simples leitura. E às vezes achamos que como um livro de história podemos determinar o tempo de leitura, e no final deste tempo, teremos lido toda a bíblia e a teremos entendido totalmente. Muitos acredito que isso seja possível, mas no final se decepcionam. Pois estão errados.

Ler a bíblia em um ano, não fará de você um grande conhecedor da Palavra de Deus. Muito menos um grande entendedor da Vontade do Criador. Só fará de você, mais um leitor, que leu e não compreendeu.

E para solucionar o erro do imediatismos, meu concelho como professor é: Não determine um tempo para terminar de ler a bíblia. Separe um tempo para lê-la e compreende-la todos os dias, crie um plano de leitura, com data para começar, mas sem data para terminar. Leia diariamente, sem pressa de terminar. E peça ao Senhor diariamente, entendimento. Deixe o Senhor falar ao seu coração. Um dia de cada vez. O Senhor prefere ser mais pai do que mestre. Ele quer lhe dar o conhecimento, mas Ele deseja primeiro, comunhão.

“Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.”
Mateus 6:34

“Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.”
Salmos 37:4

Quer ler e entender a Palavra de Deus, então, deleita-te no Senhor.

Pecado comum numero 02 – Desistência.

Constantemente encontro pessoas dizendo: “Este ano eu vou ler a bíblia toda em um ano” – E quando eles dizem isso é por que começaram no ano anterior e desistiram pela metade.  Não sei se você é uma destas pessoas, mas isso é muito mais normal de se ver, do se pensa.

A continuidade da leitura é fundamental para se ouvir a voz do Espirito Santo falando ao nosso coração. Pessoas que leem a bíblia uma ou duas vezes na semana, por um curto período de tempo, jamais entenderam o que o Senhor deseja falar aos seus corações. É preciso ter continuidade, é preciso lutar contra a grande força que tenta de todas as formas nos parar.

 ebd-escolabiblicaonline_net_procupada_desistencia

Humanamente falando, a “continuidade dos estudos é fundamental para que a nossa memória esteja sempre com os fatos “frescos” na mente e saiba fazer mais conexões e aprendizados sobre o que se está estudando com aquilo que já foi estudado.” A continuidade gera intimidade com o que estamos estudando, por este motivo, é fundamental, para um melhor entendimento da Palavra de Deus que tenhamos uma leitura diária e continua.

“Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo”
Mateus 24:13

Um dos grandes males da humanidade é a falta de continuidade. As pessoas desde muitos novas, acabam por adquirir este habito, de estar sempre iniciando algum, mas nunca terminando.

Certa vez um professor universitário, diante de uma grande plateia fez a seguinte observação. “Aqui diante de mim estão dois tipos de pessoas, a que conquistaram o sucesso e as que viveram a sombra do sucesso  dos outros sem nunca conseguir nada. E hoje eu vou mostrar quais serão as pessoas de sucesso e as outras que jamais terão sucesso.”  Todas as pessoas ficaram se olhando e o professor então pegou um saco grande, com 5 quilos  de açúcar refinada, muito fina, fez um buraco enorme na parte de cima do saco, então balançou o saco de um lado para o outro, espalhando toda a açúcar por toda a sala.

Todos os alunos continuaram assustados olhando o professor, então ele disse. “A tarefa de vocês hoje é recolher toda esta açúcar e colocar de volta no saco de forma que tenha exatamente, os mesmos 5 quilos de açúcar de volta. Eu vou sair, e dentro de 30 minutos estarei de volta. O aluno que fizer isso ganhará 10 na próxima prova.”

Ele então dá as costas e sai da sala, todos então começam juntar o açúcar, mas logo percebem que parecia uma tarefa impossível, pois se todos juntassem o açúcar separadamente nenhum conseguiria juntar os 5 quilos, e logo muitos foram parando, pois percebiam que outros já haviam juntado mais.

No final dos 30 minutos os professor retornou, e somente 3 dos mais de 30 alunos ainda estavam juntando o açúcar do chão e colocando nos sacos.

Ele interrompe a tarefa, sem pesar os sacos dá 10 pra cada um dos 03 alunos e explica para o restante.

“Vocês lembram que hoje no inicio da aula eu disse que mostraria que da nossa turma sairiam  pessoas de sucesso e pessoas  que seriam obrigados a passar o resto da vida vivendo a sombra das de sucesso? Pois escutem bem e se auto analisem.”

Então ele disse em alta voz: “O Vencedor jamais desiste!” A tarefa era impossível, mas aqueles que acreditaram e persistiram conquistaram suas vitórias.

Se você começou a ler a bíblia este ano e já parou, não desista, não espere o próximo ano para começar de novo, volte agora mesmo, não desista, persista.

Pecado comum numero 03 – Falta de entendimento

Mesmo após tantos anos como professor, ainda uso constantemente meu dicionário bíblico. E isso não é vergonha nenhuma. Quanto mais aprendemos, mas temos a aprender do Senhor e mas temos de investir em conhecimento, para aprendermos mais.

E posso confessar outra verdade para vocês, mesmo sendo mestre, escritor e professor de teologia. Amo participar de uma aula na escola bíblica dominical como aluno. Amo ficar sentado, em silencio, meditando e aprendendo. Estou sempre participando de novos cursos. Ou seja, estou sempre a procura de mais conhecimento.

Então se você está preocupado por ainda não estar entendendo a maioria das coisa que lê na bíblia, não desista, invista mais tempo, mas recursos, faça um curso de teologia. Existem muitos cursos na internet, e, eu mesmo estarei lançando o meu curso de teologia em breve, e o melhor, será um curso completo de Teologia Sistemática Aplicada e será GRÁTIS! de Graça!

Se você quiser reservar sua vaga para o curso de Teologia Sistemática Aplicada preencha o campo abaixo com seu e-mail e reserve sua vaga.

Esta gostando do artigo?

Escreva-se na minha lista de amigos e ganhe um E-book. Agora!

Um dos grandes erros das pessoas que tentam ler e compreender a Palavra do Senhor sozinhas, é não ter um dicionário bíblico ou outro livro de instrução sobre o assunto que estão lendo, ao seu lado na hora de suas leituras e estudos.

Sei que muitos, assim como eu, acreditam, e sim, ouvem o Senhor falar em seus corações quando estamos estudando a Palavra do Senhor, mas não podemos de forma nenhuma abandonar os livros que foram escritos com o único objetivo de nos ajudar a compreender a Sua Palavra.

O Senhor em sua magnifica sabedoria nos deu inúmeras ferramentas, para usarmos em nossos estudos de Sua Palavra. Por este motivo, te aconselho a investir em um dicionário bíblico, e em livros, mesmo que digital, baixados pela internet, aqui mesmo em nosso site disponibilizamos vários livros digitais para você baixar gratuitamente. Com já falei antes, te aconselho a fazer um bom curso de teologia. Busque o conhecimento, é a sede de conhecimento que nos leva a fonte de “Água viva”. É preciso investir em conhecimento. A Palavra do Senhor deve ser a nossa suprema fonte de conhecimento e a nossa única regra de vida. Mas para entende-la, precisamos investir em ferramentas que iram nos auxiliar no seu entendimento, e não ficarmos, sentados esperando que o entendimento caia do céu.

“A glória de Deus está nas coisas encobertas; mas a honra dos reis, está em descobri-las.”

Provérbios 25.02

Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,”

Efésios 4.15

 

Pecado comum numero 04 – Jogar na sorte.

Sei que este subtítulo é um pouco controverso, mas tenho certeza que os amados irmãos e amigos ao lerem todo o texto compreenderam meus pensamentos.

Irmãos, ainda hoje encontro pessoas que estudam a Bíblia, apostando na sorte. Por exemplo: abrindo-a ao acaso. Lendo um versículo ao acaso e acreditando que o Senhor falou com ela naquele versículo, sem compreender o texto e nem o contexto em que aquele versículo se enquadra. Aparentemente “na sorte” .

ebd_escolabiblicaonline_net_promessas

Eles vão abrindo e lendo os textos aleatoriamente. E simplesmente dizem para si mesmo: “Deus falou comigo.”

Não estou dizendo que o Senhor não fale deste jeito, mas a maioria das vezes, as pessoas que fazem desta forma, não lembram o que leram no final do dia. Não é de admirar que estas pessoas tenham tão pouco entendimento da Palavra de Deus.

Fazer isso não é estudar a bíblia. A palavra do Senhor não pode ser comparada a uma caixinha da sorte, ou a conhecida “caixinha de promessas” onde você sorteia um papel e aquela é a mensagem do criador para você naquele dia.

A Palavra do Senhor é muito mais. Você tem de separar um tempo, tem de ter uma sequência de estudo,  persistir,  investir em conhecimento. Buscar. O Senhor gosta de ver isso em nossa vida. Ele deseja ver o nosso esforço em buscar intimidade com Ele, e é no estudo de sua palavra que conquistamos essa intimidade.

Existem muitas pessoas que acreditam que ter intimidade com o Senhor é subir no monte todo final de semana e orar por horas em línguas estranhas. Não que isso não seja bom, pelo contrário, é muito bom. Mas do que adianta subir o monte e chegar na igreja, e na sua oportunidade de trazer a palavra dizer que: “João Batista foi o maior profetas de todos, já dizia Jesus, Foi ele João Batista que profetizou para Zacarias no templo que sua mulher teria um filho! E Zacarias por incredulidade, foi castigado a ficar sem falar por vários anos até Jesus nascer!” – para quem conhece a Bíblia sabe que João Batista foi sim, um grande profeta, Jesus declarou isso, mas ele jamais profetizou para Zacarias que ele teria um filhou, pois ele mesmo era o filho que Zacarias teria, junto com sua esposa Isabel.

Eu usei este pequeno exemplo por que eu vi isto acontecer. Este é um fato real, pessoas acreditam que conhecem ao Criador e tem intimidade com sua Palavra só porque oram todos os dias, mas veja o que a própria Palavra fala:

“Se me amais, guardai os meus mandamentos.”
João 14:15

Do que adianta dizer um milhão de vezes em nossas orações que amamos a Jesus Cristo se nem conhecemos seus mandamento. Se fazemos isso estamos enganando a nós mesmo.

É preciso haver um plano de estudo, persistir em seguir as sequências de estudos. Somente desta forma, o conhecimento é construído.

Pecado comum numero 05 – Não vão a Escola Bíblica.

Amados irmãos, como é importante ir à Escola bíblica!!!!

Algumas pessoas acham que quando se trata de aprender a Palavra de Deus, você só precisa frequentar os cultos, e pronto. Entenda que existem formas de se aprender bem diferentes: uma delas são os estudos na escola Bíblica e a outra é ouvir um sermão pregado por seu pastor.

a_fè_vem_pelo_ouvir-escolabiblicaonlie

Na verdade, falando como um professor experiente, posso afirmar, que se formos fazer uma analise, veríamos que guardamos quase que 90% do que aprendemos na escola bíblica contra os 10% que guardamos de conhecimento após um sermão. E por que isso acontece? É por que na escola bíblica ou nos curso de teologia, o objetivo daquela reunião é te ensinar e nos cultos como o próprio nome já diz, o objetivo é cultuar ao Senhor. Você vai a igreja nos culto de domingo, cultuar a Deus, você vai a escola bíblia ou a um curso de teologia, aprender a Palavra de Deus.

Viu a diferença. Duas reuniões totalmente diferentes. Pessoas que normalmente não conhecem a Palavra de Deus, normalmente não sabem diferenciar uma reunião da outra.

Meu concelho é, seja um frequentador assíduo das escola bíblica e se possível invista em um bom curso de teologia. Se tiver condições, hoje existem livros, Bíblias de estudos, métodos, sites, enfim, uma variedade de materiais que facilitam em muito o avanço do seu entendimento da Palavra.

Temos o habito de investir nosso tempo, nosso dinheiro naquilo que achamos mais importante, mas que muita das vezes sabemos que aquilo só irá nos satisfazer por um curto período de tempo.

Fico preocupado com irmãos que investem R$ 2.000,00 em uma TV de 50 polegadas, mas não tem coragem de investir R$ 100,00 em um curso ou estudo da Palavra de Deus. Ao ver esse tipo de coisa, eu me pergunto: o que vai garantir uma vida abençoada para esta pessoas? Será que é a TV de 50 polegadas ou vai ser o conhecimento da Palavra de Deus. O que vai levar esta pessoa ao céu? Sua TV, ou o seu conhecimento de Deus.

A Palavra do Senhor é o seu bem mas precioso, invista no estudo dela e verá como tudo o mais vos será acrescentado.

Veja o que a Palavra da Verdade diz a esse respeito.

“Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam.”
Mateus 6:19

“Mas Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.”

Mateus 6:33

Amados este é mais um artigo que escrevo, com o intuito de ajudar a todos os amados. Sei que existem links que apontam para cursos digitais, onde, sim, eu irei receber uma pequena comissão, se algum de vocês comprarem. Estas comissões que mantemos nosso site no ar. Mas a principal intenção deste artigo é compartilhar o conhecimento da Palavra de Deus e ajudar aqueles que buscam aumentar seus conhecimento, combatendo estes pequenos erros tão comuns, cometido por pessoas que buscam de todo o coração conhecer a Deus e a sua Palavra, mas que ainda cometiam este pequenos erros.

Espero de coração ter ajudo aos amados leitores de nosso blog. Peço aos amados que comentem, curtam nossa fã page no Facebook, compartilhem com outras pessoas e se desejarem podem baixar este artigo em forma de apostila em PDF.

Para baixar basta clicar aqui.

Que a Paz de Nosso Senhor Jesus esteja no vosso coração e no coração de cada um de nossos leitores. Amém.

Sobre o autor | Website

Professor da EBD - Ministro na Igreja Evangélica Ministério Vida de Minas Gerais. Teólogo, Mestre em Teologia Sistemática Aplicada, Blogueiro Cristão a vários anos, já escreveu mais 1000 artigos para diversos blogs e sites. Artista Plástico, Designer e Escritor. Criador do Curso digital: TSA- Teologia Sistemática Aplicada.

Gostou do artigo?

Escreva-se na minha lista de amigos e ganhe um E-book. Agora!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: