Dominio: escolabiblicaonline.net
Chave: 0e2b778fe7b08b4f039d68e64846fdfe918df7bb
Hora do cache: 1508443111
Vida do cache: 1508486311
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: c8c2cbe6dbc85fc36375da1d48e4e880bd51276d
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top
Baixe Grátis Nosso Brinde desta semana!

Esta semana estamos oferecendo totalmente de graça o E-book 250 Perguntas e Respostas na Bíblia - Especial para Gincanas.

São 250 perguntas e pegadinhas ótimas para ensinar de forma divertida na EBD.

Estudo – Os Sinais da Volta de Jesus – Então virá o fim.

Compartilhe a Verdade que Liberta!

Estudo: Os sinais da volta de Jesus Cristo.

Mateus 24. 1 ao 14

Estudo deste domingo: “Então virá o fim” Mateus 24. 12 a 14

O estudo dos sinais da volta de Cristo segundo o capitulo 24 de Mateus é dividido em 3 partes:

  1. A destruição do templo Mt. 24. 02  e a curiosidade dos discípulos em saber quando aconteceria. Mt. 24. 03
  2. Os sinais físicos, na humanidade começando com a aparição de falsos cristos, que enganaram a muitos, Mt 24. 04,05 –  As guerras mundiais e os rumores de novas guerras, nação contra nação, reino contra reino, fomes, pestes, terremos em vários lugares. O principio das dores Mt 24. 06 a 08
  3. Os sinais no povo de Deus, seus discípulos e igreja. – Os seus seriam entregues, atormentados, mortos, odiados por causa dos seu nome. Escandalizados, trair-se-ão, se odiaram. No meio destes surgiriam falsos profetas, e mais uma vez Jesus repete “Enganaram a muitos”. A Iniquidade se multiplicara e o amor de muitos se esfriará.  Mt 24. 09 a 12.

os que perseverarem_escola_biblica_online

Aqueles que se Salvaram.

A partir do versículo 13 Jesus já não fala mais dos sinais, mas Ele adverte sobre aqueles que se salvaram no meio de todos estes sinais. Os que perseverarem. Veja que segundo nosso estudo os sinais se dividem em 03 partes, mas precisamente; os últimos dois pontos finais  trata do mundo e da igreja. O primeiro destes dois mostra os sinais na natureza e na sociedade em geral, mas no ponto seguinte mostra exatamente os sinais que surgiriam dentro da igreja. Veja que Jesus começa no versículo 09 dizendo “Vos hão de entregar para serdes atormentados” Jesus fala com os seus discípulos, fala com aqueles que naquele momento representavam a igreja atual. E Ele segue falando dos de vários sinais que surgiriam diretamente para a igreja e de dentro da igreja. Já estudamos alguns destes sinais e hoje estaremos analisando os últimos versículos que mostram estes sinais e sua influencia dentro do rebanho de Cristo. No versículo 11 Jesus começa falando sobre o surgimento de falsos profetas e que estes enganariam a muitos. Já estudamos anteriormente sobre estes falsos profetas e como identifica-los, mas na sequência, vers. 12 Jesus inicia falando sobre o “multiplicar da iniquidade”. O que é iniquidade? Segundo o dicionário: Iniquidade é: “Tornar normal o que é pecado, não sentir culpa pelo pecado cometido, de tanto uma pessoa cometer o mesmo pecado, não se arrepender pois já acha o que fez é absolutamente normal.”  A palavra de Deus usa esta expressão tantas vezes e a lemos muito, e não entendemos o sentido dela, a palavra iniquidade é quando acostumamos com o pecado, é quando passamos não ter mais vergonha de comete-los, é quando ele passa a ser algo tremendamente natural em nossas vidas.

A bíblia diz que quando a iniquidade chega ao coração do homem, este fica tão endurecido que ele já não reconhece que uma determinada ação praticada é pecado ou não.  Veja a sabedoria de Cristo ao colocar o “multiplicar da iniquidade” logo depois do surgimento dos falsos profetas. Isto nos mostra um sinal muito evidente dentro da igreja hoje. Muitos falsos profetas tem se levantado e engado a muitos, arrebatando multidões, justamente pregando um evangelho cheio de iniquidades, multiplicando a iniquidade eles agradam as multidões. Pois é agradável ao homem um evangelho onde não existe pecado, onde tudo é normal, natural e aceito. Nos dias que vivemos, encontramos diversas atitudes já sendo praticadas com a maior naturalidade, e muitas até já foram aprovadas por nossos governantes, nações inteiras já estão compartilhando e vivendo em pecado, que já se tornaram iniquidade. Esta é uma pergunta que me faço continuamente, será que os mandamentos de Deus já não tem valor? Ou foram abolidos? Buscando respostas na palavra de Deus, na bíblia, encontramos vários textos esclarecedores tais como:

Romanos 12.2 – E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela revelação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, e agradável, e perfeita vontade de Deus.

Ou em  Apocalipse 21:8 – Mas quanto aos tímidos, e os abomináveis, e ao homicidas, e aos feiticeiros, e aos idolatras e a todos mentirosos, a sua parte será no lago que arde fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

A grande e maior verdade é que quando uma nação, reino ou igreja, toma tais atitudes de legalizar ou “esconder” o pecado e seu povo passa a cometê-los naturalmente, então a INIQUIDADE já se faz parte de suas vidas.

O Amor se esfriará.

o amor de muito se esfriará

Mas seguindo nosso estudo veja que o “multiplicar da iniquidade” tem o seu fruto. “O amor de muitos esfriará” – Este é outro sinal, claro e evidente no meio cristão. O amor tem se esfriado. Quando estudamos a Palavra de Deus vemos que tudo dentro dela nos remete ao amor de Deus pelo homem. Veja alguns versículos abaixo e veja como é e deve ser o amor de Deus na vida de uma igreja de Cristo e analise como temos visto o amor de muitos se esfriar. João 3.16 – “Um amor que dá o seu melhor” – 1 Coríntios 13:4-7 –“As características do verdadeiro amor” – 1 João 2:3-11 “Aquele que ama a seu irmão” – Mateus 22:34-40 – “O maior mandamento” – 1 João 5:1-3 “Guardamos os mandamentos”

Veja que o esfriar do amor, não está ligado somente ao amor humano, mas pelo contrário este “esfriar do amor, por si multiplicar a iniquidade” está ligado diretamente com a igreja de Cristo. Este sinal mostra que no final, pelo multiplicar da iniquidade o amor de muitos se esfriaria, o amor por Deus, o amor por seus mandamentos, o amor para com o próximo, o amor para com seu irmão.

Um Maravilhoso Sinal.

2-corc3adntios-6-vs-2

Mas na sequencia Jesus nos mostra um sinal maravilhoso, que além de sinalizar-nos mostra um destino maravilhoso. No versículo 13 ele nos fala que aquele que perseverar será salvo. Este um sinal que no meio de tantos acontecimentos ruins, haverá aquele que perseveraram e este serão salvos. E está é uma pergunta que devemos fazer a nós mesmo: Temos perseverado? Temos perseverado no nosso ministério, temos perseverado na igreja, temos perseverado em nossos casamentos, temos perseverado nas nossas funções, temos perseverado na pregação do evangelho, temos perseverado na oração, temos perseverado no amor? Quando Jesus usa o termo perseverar, Ele não especifica no que devemos perseverar; isto nos leva a crer que independente da situação; temos de continuar a perseverar na fé de que Deus está no controle de tudo e que somente Ele sabe o que realmente é o melhor para cada um de nós. “Aquele que perseverar até o fim será salvo”

O ultimo sinal antes do fim segundo está passagem que estamos estudando é a pregação do evangelho do reino em todo o mundo. MT 24. 14 – E isto temos visto acontecer dia após dia. Muitos reinos e governos no mundo tem proibido o pregar deste evangelho, mas isso, não tem impedido à pregação do evangelho as nações. O país mais fechado para o evangelho do reino é a Correia do Norte e o que ficamos sabendo é que os norte coreanos que fugiram do governo ditador, ao se converterem ao evangelho de Cristo, mesmo sabendo que serão mortos se forem pegos pregando o evangelho na Correa do Norte. Eles por amor ao “Ide de Cristo”, ele voltam ao seu país, obstinados a pregar o evangelho, mesmo que isto lhes custe a própria vida. O evangelho tem sido pregado a todo o mundo em testemunho a todas as nações. E como diz em MT 24.14 APÓS ISSO VIRA O FIM. E você está preparado para o fim.

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.”
Isaías 55:6.

Cadastre seu e-mail e receba novidades

Sobre o autor | Website

Professor da EBD - Ministro na Igreja Evangélica Ministério Vida de Minas Gerais. Teólogo, Mestre em Teologia Sistemática Aplicada, Blogueiro Cristão a vários anos, já escreveu mais 1000 artigos para diversos blogs e sites. Artista Plástico, Designer e Escritor. Criador do Curso digital: TSA- Teologia Sistemática Aplicada.

Gostou do artigo?

Escreva-se na minha lista de amigos e ganhe um E-book. Agora!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: