Dominio: escolabiblicaonline.net
Chave: 0e2b778fe7b08b4f039d68e64846fdfe918df7bb
Hora do cache: 1508443111
Vida do cache: 1508486311
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: c8c2cbe6dbc85fc36375da1d48e4e880bd51276d
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top
Baixe Grátis Nosso Brinde desta semana!

Esta semana estamos oferecendo totalmente de graça o E-book 250 Perguntas e Respostas na Bíblia - Especial para Gincanas.

São 250 perguntas e pegadinhas ótimas para ensinar de forma divertida na EBD.

Estudo – Os Sinais da Volta de Jesus – As Dores

Compartilhe a Verdade que Liberta!

“Assim como as dores que uma mulher sente para dar a luz. Assim também são as dores que a igreja de Cristo há de sentir na proximidade da volta de Jesus Cristo.”

as dores de parto

Olá Amados, hoje damos continuidade ao estudo, na escola bíblica dominical de nossa igreja. Para os irmãos que foram e estiveram lai junto conosco, pode aprender um pouco mais sobre os sinais da volta de Cristo, e pode aprender como os sinais estudados hoje estão intimamente ligados com  igreja. Se você não foi e não ganhou sua apostila, fique a vontade para ler o artigo abaixo que é a apostila do estudo dado neste domingo. E se desejar pode baixar e imprimir e levar no próximo domingo, pois estaremos continuando nesta mesma apostila. Caso o irmão não faça parte de nosso ministério, fique igualmente a vontade para ler, baixar e usar a apostila da forma que o Espirito Santo do Senhor tocar em seu coração.

Cadastre seu e-mail e receba novidades

Escola Bíblica Dominical – Sub Sede

Estudo: Os sinais da volta de Jesus Cristo.

Sinal: As Dores.

“Mas todas estas coisas são o princípio de dores.”
Mateus 24:8

Como lemos na última apostila, todos os sinais ali relatados, são designados por Jesus como sendo o “Princípio das Dores”

Os discípulos interrogaram a Jesus: Quando serão essas coisas e que sinal haverá sobre a tua vinda e do fim do mundo? (Mat. 24:3) E o Senhor lhes responde c/ os sinais:

a) – Viria muito engano: – “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;” (Mat. 24:4)

b) – Muitos Falsos cristos: – “Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.” (Mat. 24:5)

c) – Guerras e rumores de guerras:“E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.” (Mat. 24:6)

d) – Nação contra nação e reino contra reino:– “Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, (Mat. 24:7a)

e) – Fomes, e pestes, e terremotos em vários lugares: – “e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.” (Mat. 24:7b)

f) – Todos esses acontecimentos seria o princípio de dores: – “Mas todas estas coisas são o princípio de dores.” (Mat. 24:8)

Hoje estudaremos o sinal que pode ser chamado de “As Dores”

Como vimos, Jesus afirma que os sinais acima descritos são o “principio das dores”, ou seja o começo, lendo o texto você irá perceber que os primeiros sinais são muito genérico, muito globais e não específicos para uma única nação, credo ou religião. São praticamente sinais relacionados com o mundo, com o planeta, são sinais na natureza. Mas seguindo o texto você verá que as “dores” ou “sinais” se tornam mais específicos a partir do versículo 09. Veja:

Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.
Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.
E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim
.”
Mateus 24:9-14

O principio das dores, reflete a fatos mundiais, mas a continuidade do texto, “as dores” são específicos para a igreja de Cristo. Veja que Jesus fala para seus discípulos como se estivesse falando para sua igreja. “Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.”

Os relatos desta passagem são específicos para a igreja de cristo, e não para toda a humanidade. E assim como as dores que uma mulher gravida sente no inicio para dar a luz são fracas e as vezes até imperceptíveis, com o passar do tempo a dores vão aumentando e chegam ao ponto de se tornar insuportáveis pela  mulher. Mas é justamente nesta hora que o parto acontece. Como diz no versículo 14 “Então virá o fim”

Muitos teólogos tomam está passagem como algo que acontecerá no inicio da tribulação tomando como base a passagem referente a septuagésima semana de Daniel ( Daniel 9.27) Como se estes acontecimentos fizessem parte da primeira metade da Grande Tribulação. Outros afirmam que pelo contrário, estes fatos aconteceriam na proximidade do arrebatamento e da chegada então da grande tribulação. Todas as duas linhas de pensamentos tem suas bases bíblicas, mas como vimos as “dores” ou estes “sinais” estão focados na igreja, e com sabemos, a igreja será arrebatada antes da chegada da tribulação. Então cabe a cada um de nós examinarmos o tempo que vivemos e chegarmos a nossas conclusões.

Começaremos analisando o primeiro versículo desta passagem.

“Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.” – Mateus 24:9

A igreja de Cristo hoje tem passado por um momento, um tanto critico. Temos vistos muita perseguição da igreja em diversos países do mundo, mas não em todas as nações como diz o texto. Mas continuando a ler o texto, vemos que Jesus especificou “por causa do meu nome”. Quando vemos esta especificação, não podemos nos apegar ao “nome Jesus” visto que o nome de Cristo pode ter sua pronuncia mudada de nação para nação, de língua para língua. Para os países de língua latina, que se originariam do Latim, o nome do Filho de Deus é Jesus, no italiano é Gesù, no vietnamita é Chúa Giêsu Kitô, no aramaico e Yeshua, no hebraico histórico é yaohushua. O nome pode mudar de pronuncia de nação para nação, mas a pessoa e a mensagem a qual ele representa não podem mudar. Existem hoje aparentemente dois tipos de igrejas, as perseguidas e as apoiadas pelas nações mundiais. Uma prega a mensagem  de Cristo, a outra prega uma “associação”, um ecumenismo, uma união de todas as religiões. Isso já aconteceu no passado com o casamento da igreja com o paganismo romano, criando uma igreja que não era mais perseguida, mas apoiada pelos governos mundiais. A igreja que até então era perseguida, torna-se a principal religião do império romano, mas para isso acontecer dezenas de ritos pagãos foram introduzidos pelo império romano na doutrina da igreja. A nova igreja perde então o amor pelo nome de Cristo. E hoje podemos ver isso claramente na nova fase da igreja cristã no mundo todo.

 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.Mateus 6:24 –

não se pode servir a Deus e ao dinheiro

“ Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:33 –

“E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo.” Marcos 13:13

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” João 14:21

O segundo ponto das “dores”

“Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.”Mateus 24:10

estudo-sobre-a-volta-de-jesus-cristo-escandalos

A igreja de Jesus Cristo espalhada pelo mundo nunca antes esteve à frente de tantos escanda-los. Seja no Brasil como no mundo. E fato vermos manchetes, artigos e até vídeos que deixam não só as pessoas “não crentes” escandalizadas como também nós que somos cristãos, nos escandalizamos como a direção tomada por certas igrejas. Vemos o batismo, a ceia, a conversão e tantas outras doutrinas que são a base da igreja serem modificadas ao extremo, ao ponto de nos sentirmos escandalizado com o que vemos. A igreja tem se afastado tanto do “amai-vos uns aos outros, como eu vos amo.” – João 15:12 que é normal vermos dentro das igrejas o “trair-se-ão uns aos outros”. Não é de se assustar que Jesus mais a frente volta a tocar neste tema afirmando que “o amor de muitos esfriará”.

“E uns aos outros se odiarão.” O ódio pode muito bem ser definido como o oposto ao “amor” e este aumento do “ódio” entre irmãos na igreja de cristo tem muita relação com o afastamento do cristão dos mandamentos de Cristo, veja esta passagem:

 “Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor. Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai.” João 15:9-15

A igreja de Cristo tem crescido exponencialmente no mundo todo, mas as “dores” do “fim” estão a cada dia se tornando mais evidentes. A pregação do evangelho não é mais vista com cooperação entre as igrejas e sim como uma disputa de território. A muito tem sido esquecido que a igreja de Cristo é o próprio corpo de Cristo, e como um corpo todos fazemos parte de um único organismo e como tal não poderíamos disputar território entre nós mesmo. Como vemos, de acordo como o que Jesus Cristo nos fala, a desunião se tornará muito mais evidente nos últimos dias.

O terceiro ponto das “Dores”

“E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.”

estudo-sobre-a-volta-de-jesus-cristo-falsos profetas

Aparentemente Jesus ao falar sobre os falsos profetas, e “enganarão a muitos” Ele pode parecer repetitivo, visto que logo no inicio desta conversa com seus discípulos ele afirma “Acautelai-vos, que ninguém vos engane” – Mateus 24:4

Jesus sempre teve um grande amor e uma imensa preocupação com a salvação de toda humanidade, tanto que Ele escolhe morrer pela salvação da mesma. E nesta passagem Ele não quis ser repetitivo, mas demonstrar sua preocupação com a salvação de sua igreja. Logo no inicio Ele, ao ver a preocupação de seus discípulos em relação ao fim, Ele começa a respondê-los lhe pedindo cautela, lhe pedindo que tenham a máxima cautela, que tenham muita atenção, que esteja atentos, pois muitos viriam em seu nome, e enganariam a muitos. Depois, somente depois Ele então fala sobre os sinais dos “princípios das dores”, expressa mais uma vez seu amor, dizendo “não vos assusteis” e então quando Ele começa a falar sobre “as dores” mais uma vez ele demonstra sua preocupação com o fata de muitos serem enganados. Analisando as duas passagens veremos que na primeira Mateus 24:4 , Cristo afirma que viriam muitos se dizendo “o Cristo”, “muitos em seu nome” e na passagem seguinte . Mateus 24:11 Ele fala exatamente dos “falsos profetas” .  Quando você analisa “falsos Cristos” e “falsos profetas” você vê que ambos estão direcionados para grupos diferentes. Os “falsos Cristos”, os que viriam em “seu nome” este estão mais direcionados para um “enganar” mundial, um “enganar” humano. Estes falsos “Cristos” viriam para enganar a humanidade, cristãos e não cristãos. Mas quando vemos Cristo falando de “falsos profetas” vemos que Ele está preocupado com os da sua igreja. Ou seja, estes falsos profetas irão surgir de dentro das igrejas, justamente para enganar os verdadeiros membros do corpo de Cristo. Veja que Cristo fala daqueles que “escandalizaram”, que “trair-se-ão”, que “odiarão” e logo em seguida Ele fala que “E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.” E quem são esses muitos, são justamente aqueles que até então se mantinham firmes na “Palavra” e não escandalizavam o evangelho, aqueles que perseveravam no amor e fiel aos princípios cristãos. Mas uma coisa é igual nas duas passagens: “enganaram a muitos”.  Temos de estar conscientes de que isto realmente acontecerá e por não dizer, tem acontecido bem diante dos nossos olhos. A igreja tem vivido exatamente o que Jesus falou sobre o que aconteceria nos últimos dias. Os sinais do principio das dores  já são mais que evidentes, as dores da igreja já começaram, por amor verdadeiro a Jesus Cristo, a real igreja de Cristo tem sido perseguida e odiada pela liderança mundial. O neo-pentecostalismo tem sido levado o extremo, aponto de se tornar em escândalo não só para pessoas comuns, mas também para os cristãos. A palavra pecado, tem ido banida dos púlpitos de muitas igrejas, e o pecado em si tem se tornado algum normal dentro das igrejas, como o que se deveria ser normal era a busca da santificação e o conhecimento da palavra. A falta de amor entre irmãos é facilmente visível, entre aqueles que têm como alvo a liderança. A igreja tem se afastado perigosamente dos ensinamentos de Cristo, e buscado a sua auto realização neste mundo, ao contrário do que Deus nos fala em Colossenses 3 de 1 a 03. Tem se buscado o seu próprio reino e esquecido que devemos buscar em primeiro o Reino de Deus. Mateus 6.33 – E nesse afastar é que muitos serão enganados pelos falsos profetas.

Para finalizar o estudo desta semana, meditemos em Colossenses 03. 01 ao 17

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.
Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.
¶ Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos.
¶ Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;
Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.
A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.
E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.”

Colossenses 3:1-17

Toda Glória seja dada a Senhor Criador dos Céus e da Terra.

estudo em pdf

10 Lindas Mensagens para Facebook – Site Porque Ele Vive

sidneiar-mensagemdevida-wallpaper-salmos-29-11

Sobre o autor | Website

Professor da EBD - Ministro na Igreja Evangélica Ministério Vida de Minas Gerais. Teólogo, Mestre em Teologia Sistemática Aplicada, Blogueiro Cristão a vários anos, já escreveu mais 1000 artigos para diversos blogs e sites. Artista Plástico, Designer e Escritor. Criador do Curso digital: TSA- Teologia Sistemática Aplicada.

Gostou do artigo?

Escreva-se na minha lista de amigos e ganhe um E-book. Agora!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: