Dominio: escolabiblicaonline.net
Chave: 0e2b778fe7b08b4f039d68e64846fdfe918df7bb
Hora do cache: 1501043421
Vida do cache: 1501086621
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: c8c2cbe6dbc85fc36375da1d48e4e880bd51276d
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top
Baixe Grátis Nosso Brinde desta semana!

Esta semana estamos oferecendo totalmente de graça o E-book 250 Perguntas e Respostas na Bíblia - Especial para Gincanas.

São 250 perguntas e pegadinhas ótimas para ensinar de forma divertida na EBD.

As Características dos Valentes de Deus

Neste estudo veremos através do texto de 2 Samuel 23.8 a 21, como os verdadeiros valentes de Deus devem se portar e quais são as suas características. Este texto é um chamado para refletirmos sobre como se deve [...]

Compartilhe a Verdade que Liberta!

Estudo Bíblico: As Características dos Valentes de Deus.

Em Lucas 11. 21 a 23 Jesus nos fala sobre o termo: “Valente e mais valente”, Nesse contexto

a palavra “valente” refere-se exatamente à situação em que Satanás e seus demônios assolam a vida de uma pessoa. Satanás é esse valente, mas Jesus que é “Mais Valente” o desaloja, o expulsa daquela vida, pois é isso que Jesus faz.

slyde 01

Há uma relação de nomes dos valentes de Davi em 2 Samuel 23, a partir do verso 8. Interessante que Davi também é uma figura do Senhor. Jesus veio da descendência de Davi. Em outras palavras, Jesus é o nosso Davi e tem os seus valentes. O texto de 2 Samuel 23.8 a 21, é um chamado para refletirmos sobre a matéria com que se deve forjar os valentes, os gigantes de Deus. Veremos como os valentes de Deus são forjados, como Deus produz seus gigantes. Ser um valente, um gigante de Deus não significa que devemos nos embriagar na exuberância das nossas próprias palavras e conquistas. O desejo maior do nosso coração precisa ser o de ver cada pessoa sendo transformada em um valente de Deus.

(“Ide e fazei discípulos” – Mt.28.19-20)-

E ainda, do verso 22 ao 37, encontramos o nome de todos os outros. Davi tinha, pelo menos, trinta e sete valentes com ele. Não estava sozinho, possuía uma equipe. Eles formavam o conselho de guerra de Davi e andavam juntos. Desses trinta e sete, três eram muito chegados a Davi. Lembre-se que os grandes heróis da fé, não foram e não serão necessariamente aqueles que mais aparecem. Às vezes, achamos que o valente, o herói é aquele que está no púlpito. Pelo contrário, um valente só pode estar de pé no púlpito com honra se por trás dele existir verdadeiros valentes de Deus intercedendo por ele. Um grupo de intercessão atuante, um verdadeiro batalhão de valentes guerreando, aonde se deve vencer as batalhas: nas regiões celestiais. Quando falamos de heróis da fé, não nos referimos a pessoas bem-sucedidas, porque o sucesso

não tem nada a ver com o reino de Deus. A palavra “sucesso” não existe na Bíblia. Não faz

parte do vocabulário de Deus para os seus filhos. Deus não nos chamou para sermos um sucesso. Ele nos chamou para sermos triunfantes.

slyde 02

Deus não nos pediu para sermos bem-sucedidos e sim que nós fôssemos fiéis. Vejamos então   características que forjam o valente de Deus:

Primeira característica: O valente é aquele que não desanima diante das aparentes impossibilidades. 2 Samuel 23.08

Ele estava lutando e a Palavra diz que ele foi contra oitocentos homens, e os feriu de uma só vez. Ele não desanimou diante da negativa daqueles que não acreditaram que ele iria conseguir. Ele preferiu acredita no Deus a quem ele servia, O Valente de Deus não desanima, pelo contrário ele esta sempre animado, pois ele sabe que “O melhor de Deus ainda está por vir.” .

slyde 03

A segunda característica é a sua obstinação em ter sempre a sua espada em sua mão. Observamos isso na vida de Eleazar. Interessante notar que Eleazar não parou de lutar. Veja novamente o verso 10. A mão de Eleazar estava apegada à espada. Ele não conseguia soltar a espada. Havia uma obstinação. Na nossa realidade hoje a nossa espada é a Bíblia, e quando a tomamos não devemos mais  soltá-la, porque a Palavra é a revelação do próprio Deus nas nossas vidas. Ao ler a Palavra começamos a vivê-la, e o nosso vocabulário muda. A Palavra passa a ser algo muito forte em nossa vida. Muitos podem lhe dizer que você não precisa ser tão crente assim, você pode se levantar e ir embora ou fazer como Eliazar, o verso 9 diz que “quando já se haviam retirado os filhos de Israel, ele se levantou e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão.” O valente faz história. Não é simplesmente esperar que as coisas aconteçam, o valente não precisa que alguém o mande ler a bíblia e se posicione com guerreiro de Deus, Ele o faz isso todos os dias, pois ele é um valente de Deus.

slyde 04

A Palavra de Deus nos orienta a nos apresentarmos a Deus como “obreiros aprovados” e uma das características do obreiro aprovado é “manusear bem a Palavra”

slyde 04b

A terceira característica do valente de Deus, está no verso 11. O valente de Deus é aquele defende o que Deus lhe deu.

Aquele que resiste.

O verso 11 traz este terceiro valente. Havia um pequeno pedaço de terra, cheio de lentilhas (hoje elas estão mais baratas que feijão, mas não era assim).

Um pequeno pedaço de terra, e os outros israelitas amedrontados, fugiam diante dos filisteus. Mas diz a Palavra que esse homem chamado Sama, tomou posição no meio daquele terreno e o defendeu. “Pôs-se Sama no meio daquele terreno e o defendeu, e feriu os filisteus; e o Senhor efetuou grande livramento.” Valente é aquele que defendo o que Deus lhe deu, é aquele que não aceita que satanás roube aquilo que lhe pertence. Era um pequeno pedaço de terra, e quando todos fugiam, Sama escolheu ficar.

manual do pregado

Ele tomou sua espada e “defendeu, feriu os filisteus; e o Senhor efetuou grande livramento”. Veja a arma que ele usou para defender sua terra: a espada, é hoje não é diferente, é com a nossa espada, a palavra de Deus que vamos nos defender dos ataque do inimigo. Temos também o nosso terreno de lentilhas e precisamos defendê-lo. Esse terreno pode ser seu emprego, sua família, e quantas vezes os “filisteus minam” silenciosamente ou descaradamente entram no seu terreno de lentilhas para destruí-lo? Seja por meio da televisão, pela internet, pelas más companhias… Precisamos defender os valores da família, a graça de criar os filhos nos caminhos do Senhor. O valente é aquele que não teme defender o que é seu, Não importa. É o seu terreno de lentilhas. Você tem que defender. Deus podia lhe dar uma mina de diamantes, mas ele deu a você um terreno de lentilhas, o inimigo não vai tomar o que Ele deu a você.

slyde 05a

A resistência é mais uma das características dos valentes de Deus. Jesus, o nosso grande exemplo de valente, nos mostra suas resistência aos ataque de satanás no deserto. Os ataques do inimigo são inevitáveis, mas os valentes resistem e o inimigo foge.

 E para encerrar, temos efésios 6 que nos fala da armadura de Deus. Valente de Deus tem que andar com sua armadura. E na próxima lição vamos aprender como adquirir, utilizar e conquistar nossa vitória utilizando essa poderosa arma que é a armadura de Deus.

 

Sobre o autor | Website

Professor da EBD - Ministro na Igreja Evangélica Ministério Vida de Minas Gerais. Teólogo, Mestre em Teologia Sistemática Aplicada, Blogueiro Cristão a vários anos, já escreveu mais 1000 artigos para diversos blogs e sites. Artista Plástico, Designer e Escritor. Criador do Curso digital: TSA- Teologia Sistemática Aplicada.

Gostou do artigo?

Escreva-se na minha lista de amigos e ganhe um E-book. Agora!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: