Dominio: escolabiblicaonline.net
Chave: 0e2b778fe7b08b4f039d68e64846fdfe918df7bb
Hora do cache: 1501043421
Vida do cache: 1501086621
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: c8c2cbe6dbc85fc36375da1d48e4e880bd51276d
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top
Baixe Grátis Nosso Brinde desta semana!

Esta semana estamos oferecendo totalmente de graça o E-book 250 Perguntas e Respostas na Bíblia - Especial para Gincanas.

São 250 perguntas e pegadinhas ótimas para ensinar de forma divertida na EBD.

7 dicas para restaurar o seu lar e o seu casamento.

Compartilhe a Verdade que Liberta!

Amados irmãos e leitores de nosso blog, e com muita tristeza que temos visto essa  grande e crescente onda de casamentos sendo desfeitos, lares sendo destruídos, família que permanecem juntas “somente pela graça de Deus” pois são lares e famílias que vivem em “pé de guerra”. Mas este nunca foi o propósito de Deus na criação da família. O Senhor nosso Deus, criou a instituição família para que o ser humano tivesse um lugar de amor, apoio, união e amizade. Deus nos deu um lar, para que tivéssemos um lugar de paz, e não um campo de guerra. Mas a realidade hoje se tornou bem diferente, temos visto, como eu disse no inicio, uma gigantesca onda de lares destruídos, casamentos desfeitos, famílias em “pé de guerra”. Mas não é isso que o Pai Eterno quer para você, para seu lar e para sua família. E pensando nisso escrevi este artigo, onde trago 7 dicas de restauração para o seu lar e para o seu casamento.

E se você acha que não precisa destas dicas pois tem um lar abençoado. Que maravilha, fico muito feliz por você, mas mesmo assim te convido a ler e comentar no final do artigo. Pois lendo e aprendendo, você pode compartilhar este artigo e estas dicas com aquelas pessoas que você sabe que precisam restaurar o seu próprio lar.

Vamos então as 7 dicas para restaurar o seu lar e o seu casamento.

 pregação casa abençoada por Deus preaching house blessing

#1 – Comece edificar hoje.

“A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata destrói o seu lar.” Provérbios 14:01

Temos o hábito de deixar para frente tudo àquilo que queremos ou poderíamos fazer hoje. É normal do ser humano, procrastinar, mas não é bom para o ser humano fazer isso. Sempre deixamos para começar um dieta nova, na semana que vem, e assim por diante, sempre adiamos começar algum em nossa vida. Mas com Deus as coisa são bem diferentes.   A Palavra de Deus tem uma dinâmica ativa, e o isso significa?

Significa que quando o Senhor fala que a “mulher sábia edifica a sua casa”. Não é para ficarmos esperando que isso aconteça, amanhã ou depois de amanhã. Ou mesmo que deixemos para começar a “edificar” na próxima segunda, ou no inicio do próximo mês. Você já deve ter ouvido a expressão: “no mês que vem vai ser diferente!”.

Temos o hábito de ir deixando as coisas para depois e achamos que, como de um passe de mágica, tudo via se resolver, sem que tenhamos feito nada para que aquilo se resolvesse. Mas não é isso que a bíblia nos ensina. Ela diz que como uma pessoa que começa a construir sua casa, temos de por a “mão na massa” temos de começar a trabalhar hoje, para depois começarmos a colher os frutos.

Comece Agora.

Então como primeiro passo, temos de ter o desejo de começar agora. E não depois. Se você percebe que seu casamente ou o lar está precisando de restauração, não espere a vinda do próximo pregador, ou o próximo artigo que vou publicar aqui no blog. Tome a decisão agora de lutar pela restauração do seu lar e do seu casamento e comece AGORA a trabalhar em prol dessa meta. Assim como um pedreiro, que começa a construção de uma casa, em um terreno vago, comece também, não espere que alguém limpe o terreno para você começar a furar os buracos da fundação. Comece você mesmo a limpar o terreno agora, depois vá construindo a fundação.

Ninguém que olhe para você agora vai entender direito o que você está fazendo, mas assim como o pedreiro que olha par ao terreno vazio e já imagina a casa construída, olhe para o seu casamento ou para o seu lar e imagine AGORA, um lar abençoado, um casamento abençoado, um lar onde a presença do Espirito Santo de Deus é percebida por todos. Imagine, e assim como você imagina, ele poderá ser, só depende de você começar AGORA!

 

Mas como eu vou começar?

 #2 – Peça orientação a Deus – Ore

Pare um momento e relembre a história e a vida de Jesus Cristo o filho de Deus. Ele tinha uma missão importantíssima a realizar aqui na terra. Ele tinha a missão de restaurar uma união que havia se desfeito. Imagine que Jesus tinha a missão de unir uma família, que estava separa; a missão de restaurar um lar que havia se desfeito, este lar que estou falando é a união que existia entre Deus e o homem, e que foi desfeito, por causa da traição do homem. Ou seja; era uma missão dificílima, quase impossível.

Mas ele concluiu esta missão com êxito. E o qual foi a primeira atitude de Jesus para iniciar esta missão? Foi para o deserto, levado pelo Espirito Santo, para orar e buscar de Deus a direção para a realização desta missão. E você? Como vai iniciar esta missão?

Comece da mesma forma, comece orando. Talvez sozinho (a), mas não permaneça assim, chame seu parceiro(a)  para orar junto com você, se ele ou ela não quiser, é porque ainda não está hora, mas, continue orando e pedindo a Deus a restauração do seu casamento, e volte a chama-lo em outra ocasião para orarem juntos.  A oração conjunta fortalece a união do casal, assim como fortalece a união em família. Por isso com o tempo, se tiver filhos, chame-os para orar junto. Uma família que ora junto, permanece junta e abençoada.

“… A oração de um justo é poderosa e eficaz.”
Tiago 5:16

 

#3 – Conversem e evitem o silêncio.

Uma das estratégias mais malignas que o inimigo usa para destruir os casamentos é o silêncio entre os cônjuges e entre os membros do mesmo lar. Mas por que o silêncio é tão maligno? Por que enquanto os conjugues não se falam, muita das vezes, o inimigo fala aos seus ouvidos. Ou seja, enquanto o esposo fica em silêncio com a esposa, e a esposa em silêncio com o esposo.

O inimigo, muito das vezes está enchendo os ouvidos dos conjugues de mentiras e acusações. O esposo não fala nada, mas a cada atitude que a esposa tem, o inimigo tem uma acusação para fazer contra a esposa. E isso, quando damos ouvido a estas mentiras, faz com que muito das vezes vá, acumulando ódio, rancor no coração e gerando irá e contendas entres os membros do mesmo lar. Por este motivo, o próximo passo, é evitar esta situação.

Comece orando, buscando no Senhor a restauração do seu lar, se acontecer uma situação dessas, não aceite o silêncio, com carinho, quebre o silêncio e discuta a relação. Mas discutir, não é brigar e acusar, neste caso é tratar com amor e carinho, é buscar o entendimento, muita das vezes cedendo. Seja humilde, mesmo que não esteja errada, peça perdão. (este já é o nosso próximo passo). Peças desculpas, até por ter ficado em silêncio e não ter procurado a solução. Mas expresse a sua vontade de chegar a uma solução e que a solução em Cristo é que vocês tenha um lar, um casamento abençoado.

“assim diz o Soberano Senhor: Tire o turbante e a coroa. Não será como antes: Os humildes serão exaltados, e os exaltados serão humilhados.”
Ezequiel 21:26

 

Esta gostando do artigo?

Escreva-se na minha lista de amigos e ganhe um E-book. Agora!

 #4 – Perdão

Atritos, desentendimento, opiniões diferentes; sempre haverá em um lar. Mas o perdão é o remédio para praticamente todas as desavenças. Quando você conhece sua esposa ou esposo, nos primeiro dias você só vê as qualidades, mas os defeitos, todos nós temos. Somo imperfeitos, e falhamos, erramos, às vezes até quando tentamos acertar. Então, perdoe, mesmo que esteja certa ou certo; seja humilde, perdoe e esqueça. Quem realmente perdoa esquece, quem não perdoa está sempre lembrando do erro do passado. Então perdoe e esqueça. Lembrar do erros e relembrar estes acontecimentos só ira trazer a tona a dor do fato já ocorrido.

 

“Então Pedro se aproximou dele e disse: Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?

Respondeu Jesus: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.”

Mateus 18:21,22

 banner - ebook- lagrimas de alegria - ibl - 01

#5 – União

“Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu.
Mateus 19:6

Amados, se Deus os uniu, é para que vocês permaneçam unidos. Um lar onde os seu integrantes vivem separados, cada um no seu espaço, não é um lar abençoado. Pode ser um lar sem brigas aparentes, mas será que o Espirito Santo de Deus habita neste lar? A palavra de Deus é clara: “Disse Jesus: Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18:20

Ou seja; para que realmente Deus, Jesus Cristo ou mesmo o Espirito Santo de Deus possa estar presente no lar, é necessário que primeiramente estejamos reunidos, é preciso haver união. Segundo, tem de estar reunidos em nome de Jesus Cristo.

Uma das maiores arma de destruição de casamentos é a falta de investimento de tempo na relação de união.  Quando namoramos, dedicamos todo o nosso tempo a relação, mas depois do casamento, está dedicação se desfaz. Muitos casais se afastam, um do outro e até de seus filhos. E isso tem levado a destruição de dezenas de casamentos e lares. Para restaurar seu casamento comecem hoje a planejar ter mais tempo juntos. Almoçar juntos, assistir um bom filme juntos. Orar Juntos. Lembre-se: “onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali eu estarei” Leve Jesus Cristo para dentro do seu lar. Dedique tempo para estar junto com seus familiares buscando a Deus.

 

#6 – Aprendam com Salomão

O livro de Cantares ou Cântico dos Cânticos é um livro de poesias, de elogios que Salomão faz a sua amada e que a amada faz a seu amado. Salomão tinha defeitos? Sim claro que tinha, mas veja o que a amada fala de Salomão: “Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho. Suave é o aroma dos teus unguentos; como o unguento derramado é o teu nome; por isso as virgens te amam.” Cânticos 1:2,3

Naquela época não existia escova de dentes, nem enxaguante bucal. Salomão poderia, (não sabemos), ter um “bafo de onça”, mas mesmo assim, a amada de Salomão diz que “melhor é o te amor do que o vinho” Ou seja, ele poderia ter um hálito horrível, mas ela preferia elogiar do que falar do hálito de Salomão.

E veja como Salomão fala de sua amada: “Pomba minha, que andas pelas fendas das penhas, no oculto das ladeiras, mostra-me a tua face, faze-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce, e a tua face graciosa.” Cânticos 2:14

A amada de Salomão podia ter uma voz rouca, se desafinada, se até gaga. Mas Salomão preferia elogia-la.

Elogios no Casamento. Elogios no Lar.

Salomão e sua amada, eram um casal como qualquer outro, mas através da leitura deste livro, vemos que apesar dos problemas e das diferenças entre eles, Salomão nos mostra que sua relação com sua amada era de elogios. Era a de eternos namorados.

Temos que viver na realidade, sabemos muito bem que temos defeitos, mas também temos qualidades e nossos cônjuges também. Então ao invés de ficarmos sobressaindo e exaltando os defeitos, por que não sobressair e exaltar as qualidades. Seu marido tem muitos defeitos, você também, isso é uma realidade.

Essa é a grande descoberta do casamento! Passamos a conviver bem de perto e ver tudo de bom e de ruim que a pessoa tem. Um casamento que está caindo aos pedaços; enfatiza os erros, os defeitos e outras coisas negativas por meio das críticas constantes. Quem deseja ter um lar abençoado, deve passar a elogiar e não a criticar. Deixe para Deus te justificar. Então use e abuse dos elogios na sua relação e no seu lar.

“Um olhar animador dá alegria ao coração, e as boas notícias revigoram os ossos.”
Provérbios 15:30

#7 – Não desista.

Talvez você esteja pensando: se eu seguir essas dicas e começar a praticá-las tudo irá se resolver como um passe de mágica. A resposta é não, construir leva tempo, dá trabalho e exige persistência. Alguns casamentos e seus lares, estão tão aos pedaços que exigem uma restauração mais trabalhosa e isto leva mais tempo. Muitos terão de recomeçar a construir, começando lá de baixo, lá da fundação do casamento, outros não, talvez tenham uma boa fundação, mas no meio da obra a construção parou, foi em outra direção.

O que eu estou querendo dizer  com isso é que cada lar é um lar diferente, e cada um terá de passar por fazes diferentes, tempos diferente. Mas saiba de uma coisa, o Senhor é o mesmo e não muda, e o desejo dele é ver o seu lar restaurado, abençoado e existindo em harmonia e paz continua. Mas chegar a esse ponto levara tempo, e dependerá também de você, da sua dedicação e persistência.

Então a minha dica para encerrar é “NÃO DESISTA!”

Não desista no primeiro obstáculo. Nem no segundo, nem no terceiro. O seu objetivo deve ser de alcançar o que deseja sem se importar com o tempo que leve ou com as dificuldades que viram. Pois tenha certeza de uma coisa: elas viram.

Lembra da missão de Jesus logo do inicio deste artigo. O Senhor Jesus tinha uma missão, ele saiba que não seria fácil, ele teve dificuldades até o seu ultimo minuto de vida. Mas na sua morte ele conseguiu concluir sua missão, e quando todos achavam que ele havia morrido ele ressuscitou.

Continue sempre em frente, acreditando que seu casamento, seu lar será restaurado. E quando todo estiverem pensando que não tem mais jeito, que tudo está acabado, lembre-se Jesus ressuscitou. Ele vive. Ele venceu. E você também vencerá.

“E disse lhes Jesus: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
João 16:33

“Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”
Romanos 8:37-39

Amados, meu desejo é que este artigo possa ter te ajudado, em qualquer problema ou situação que você esteja passando em seu casamento. E que talvez se você não esteja passando por essa situação de restauração, talvez você conheça alguém que esteja e lendo este artigo ou indicando-o para que a pessoa possa ler,  você poderá ajudar estas pessoas a terem um casamento abençoado.

Sabemos que todas as respostas da vida estão em um único livro e este livro chama-se Bíblia Sagrada, então nunca deixe de meditar e estudar este livro. Faça, cursos, leia artigos, estude teologia. Busque o conhecimento e a sabedoria. Isso fará com que você cresça espiritualmente e você se tornará um instrumento de Deus usado para ajudar outras pessoas a crescerem também. Fique na Paz e até o próximo artigo.



Sobre o autor | Website

Professor da EBD - Ministro na Igreja Evangélica Ministério Vida de Minas Gerais. Teólogo, Mestre em Teologia Sistemática Aplicada, Blogueiro Cristão a vários anos, já escreveu mais 1000 artigos para diversos blogs e sites. Artista Plástico, Designer e Escritor. Criador do Curso digital: TSA- Teologia Sistemática Aplicada.

Gostou do artigo?

Escreva-se na minha lista de amigos e ganhe um E-book. Agora!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: